O Metrô de Teresina parou de funcionar por dez horas após o descarrilamento de uma locomotiva ocorrido na linha, na manhã desta segunda-feira (16). Cerca de 100 passageiros estavam no vagão, mas não houve feridos. O sistema ficou sem transportar os usuários das 6h às 16h.
Esta é a terceira vez que o Metrô enfrenta problemas semelhantes. O primeiro acidente ocorreu dia 14 de abril, na ponte do Bairro Ilhota, na zona Sul da capital. O segundo caso ocorreu dia 25 de abril, de acordo com a Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP).
Os dois primeiros descarrilamentos, de acordo com a CMTP, foram provocados por causa da chuva que atingiu a região em abril. Desta vez, a suspeita é a de que tenha ocorrido vandalismo ou sabotagem. Um Boletim de Ocorrência foi registrado no 8º Distrito Policial da capital.
Em levantamento preliminar, técnicos da CMTP detectaram que um cadeado foi estourado e pinos metálicos de segurança foram retirados do sistema de Mudança de Via (MV). O local passou por perícia do Instituto de Criminalística (IC) e o laudo deve ficar pronto em cerca de 15 dias.
A CMTP informou que vai fazer vistoria nos três equipamentos de MV que existem na linha férrea antes do funcionamento do Metrô, diariamente.
Cerca de 12 mil pessoas são transportadas todos os dias pelo sistema e não há sistema alternativo de transporte para os usuários.
O Metrô do Piauí foi inaugurado em 1990, tem nove estações e 3,5 quilômetros de extensão, liga a região Sudeste ao Centro de Teresina. A passagem custa R$ 0,80.
De acordo com Sobral, há um projeto de modernidade e duplicação da linha. "A proposta já está no Ministério das Cidades, onde teremos uma reunião em 20 de maio para debater a liberação do recurso R$ 130 milhões, vindos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC). Esse investimento será liberado em 2012. Isso vai permitir, entre outra medidas, a troca de dormentes de madeira por dormentes de concreto", disse Sobral.
Esta é a terceira vez que o Metrô enfrenta problemas semelhantes. O primeiro acidente ocorreu dia 14 de abril, na ponte do Bairro Ilhota, na zona Sul da capital. O segundo caso ocorreu dia 25 de abril, de acordo com a Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP).
Os dois primeiros descarrilamentos, de acordo com a CMTP, foram provocados por causa da chuva que atingiu a região em abril. Desta vez, a suspeita é a de que tenha ocorrido vandalismo ou sabotagem. Um Boletim de Ocorrência foi registrado no 8º Distrito Policial da capital.
Em levantamento preliminar, técnicos da CMTP detectaram que um cadeado foi estourado e pinos metálicos de segurança foram retirados do sistema de Mudança de Via (MV). O local passou por perícia do Instituto de Criminalística (IC) e o laudo deve ficar pronto em cerca de 15 dias.
A CMTP informou que vai fazer vistoria nos três equipamentos de MV que existem na linha férrea antes do funcionamento do Metrô, diariamente.
Cerca de 12 mil pessoas são transportadas todos os dias pelo sistema e não há sistema alternativo de transporte para os usuários.
O Metrô do Piauí foi inaugurado em 1990, tem nove estações e 3,5 quilômetros de extensão, liga a região Sudeste ao Centro de Teresina. A passagem custa R$ 0,80.
De acordo com Sobral, há um projeto de modernidade e duplicação da linha. "A proposta já está no Ministério das Cidades, onde teremos uma reunião em 20 de maio para debater a liberação do recurso R$ 130 milhões, vindos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC). Esse investimento será liberado em 2012. Isso vai permitir, entre outra medidas, a troca de dormentes de madeira por dormentes de concreto", disse Sobral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário