segunda-feira, 27 de abril de 2015

Teresina contará com moderno Centro de Educação Ambiental

O projeto de reforma está em fase de finalização e as obras devem iniciar até o final do semestre

Ana Célia Aragão

Uma biblioteca totalmente verde, onde as pessoas poderão pesquisar e aprofundar seus conhecimentos tendo como cenário a natureza. Um local com amplas salas para realização de oficinas e cursos e uma área de lazer para atividades relacionadas à sustentabilidade. Esta é a proposta para o novo Centro de Educação Ambiental, gerenciado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recurso (Semar), localizado ao lado da Potycabana.

O projeto arquitetônico já está em fase de finalização e a previsão é para iniciar as obras até o final deste semestre. Por conta disso, todas as atividades relacionadas à Educação Ambiental que deveriam ser desenvolvidas no prédio, estão  suspensas. De acordo com as arquitetas Lia Freitas e Danielle Gráss, responsáveis pelo projeto, o prédio será totalmente reformado com melhorias estruturais, como a adaptação dos banheiros existentes para portadores de necessidades especiais, criação de uma sala interativa, jardinagem e melhorias na sala de situação de monitoramento meteorológico, que atualmente se encontra na sede da Semar. A Sala de Situação funciona como um centro de gestão de situações críticas e subsidia a tomada de decisões emergenciais.
“A sala de situação vai proporcionar maior agilidade nos trabalhos relacionados à meteorologia, com informações rápidas que, também, poderão ajudar no atendimento à imprensa, estudantes e pesquisadores”, enfatiza Lia Freitas.


Arquitetas responsáveis pelo projeto( Foto: Semar)

Segundo Danielle Gráss, o novo Centro que utilizará soluções de arquitetura voltado para a sustentabilidade, será todo desenvolvido para as ações de educação ambiental no Estado do Piauí, com cursos de capacitação para professores e atividades para estudantes. O centro também atenderá à população que procura por cursos de  aproveitamento de materiais recicláveis, como papelão, papel, garrafas PET, eletroeletrônicos, dentre outros.

“A proposta da SEMAR é criar um centro de ações voltadas para a sustentabilidade. Para isso, já estamos montando uma equipe de educadores ambientais que irão trabalhar no CEA”, enfatiza o secretário Ziza Carvalho.


O secretário já adianta que uma das principais metas da Semar para o segundo semestre deste ano é a volta do Barco Escola. O projeto vai oferecer à população, especialmente crianças e adolescentes, palestras educativas e passeios de barco,  com a navegabilidade pelo Rio Poti, num percurso saindo do Centro de Educação Ambiental até o Parque Zoobotânico. “O objetivo do barco escolar é mostrar a importância das nossas riquezas naturais e a necessidade de preservá-las”, ressalta.

Nenhum comentário: