segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Dilma Rousseff encaminha trabalho de transição de governo


Jornal da Band

pauta@band.com.br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está a caminho de Moçambique, onde faz escala antes de seguir para a reunião do G-20 na Coréia do Sul. A presidente eleita Dilma Rousseff viaja direto para Seul, onde vai se encontrar com Lula. Antes de embarcar, ela encaminhou o trabalho da transição de governo.

Após quatro dias de descanso, Dilma Rousseff recebeu a equipe de transição em casa e orientou os coordenadores, que seguiram depois para o QG da mudança de governo. Representando o governo Lula estavam os ministros do planejamento, Paulo Bernardo, Alexandre Padilha, das relações institucionais, e Carlos Esteves Lima, da Casa Civil. A presidente eleita quer saber o que vai ter em caixa, para planejar os gastos em 2011.

Por enquanto, não se fala em anúncio de novos ministros. No comando da transição, o ex-minisitro Antônio Palocci e o deputado José Eduardo Cardozo vão cuidar da parte administrativa. Já Michel Temer e o presidente do PT, José Eduardo Dutra, ficam com as questões políticas.

Dilma Rousseff embarca nesta noite em um voo comercial para Seul, na Coréia do Sul, onde vai encontrar o presidente Lula e participar do G20. Na condição de convidada, Dilma vai representar o Brasil juntamente com Lula. O principal tema em discussão será a guerra cambial entre Estados Unidos e China, que tem afetado o Brasil com a desvalorização do dólar e a consequente redução das exportações de produtos brasileiros.

Enquanto ela estiver viajando, assessores farão a mudança de Dilma Rousseff. A presidente eleita vai deixar a casa alugada pelo PT e a partir de sábado passará a viver na Granja do Torto. Ontem, ela recebeu as chaves e fez uma inspeção na nova residência, acompanhada pela primeira dama Marisa Letícia.

Nenhum comentário: