segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Dilma se reúne com Nelson Jobim na Granja do Torto

Ministro da Defesa é cotado a permanecer no cargo no futuro governo.
Presidente eleita e Jobim devem tratar ainda da compra de caças.

Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília
A presidente eleita, Dilma Rousseff, se reúne na tarde desta segunda-feira (6) com o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Ele chegou à Granja do Torto, residência de Dilma no período de transição, às 14h45.

Jobim é cotado a permanecer no cargo no futuro governo. Apesar de ser do PMDB, a indicação de Jobim faria parte da “cota pessoal” de Dilma e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo o presidente do partido, Michel Temer (PMDB-SP).
Dilma e o ministro da Defesa também podem conversar sobre a compra de caças para a Força Aérea Brasileira. Suécia, Estados Unidos e França disputam a venda das aeronaves ao Brasil. Em entrevistas, o presidente Lula afirmou que tomaria a decisão juntamente com Dilma e com Jobim.
O governo já manifestou preferência pelos caças Rafale, fabricados na França. Em outubro, Lula e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, tiveram uma reunião bilateral, após a cúpula do G20, em Seul, na Coreia do Sul. Após o encontro, Sarkozy manifestou otimismo em relação às negociações com o Brasil.
Reuniões
Mais cedo, a presidente eleita se reuniu com os futuros ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e da Casa Civil, Antonio Palocci. O presidente do PT, Eduardo Dutra, também participou da conversa.
As indicações de Carvalho e Palocci para o futuro ministério foram oficializadas na última sexta (3) por meio de nota divulgada pela assessoria do gabinete de transição. Na ocasião, também foi confirmado o nome do deputado Eduardo Cardozo (PT-SP) para o Ministério da Justiça.

Nenhum comentário: