segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Efeitos do aquecimento global: nível do mar

Como funciona o aquecimento global
por Ed Grabianowski - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Neste artigo
1.
Introdução

2.
Tempo e clima

3.
O efeito estufa

4.
Aquecimento global: o que está havendo?

5.
Efeitos do aquecimento global: nível do mar

6.
Efeitos do aquecimento global: estações e ecossistema

7.
O aquecimento global é um problema real?

8.
Podemos evitar o aquecimento global?

9.
Mais informações

10.
Veja todos os artigos sobre Desastres ambientais

Efeitos do aquecimento global: nível do mar
Vimos que uma queda média de apenas 5° C ao longo de milhares de anos pode causar uma era glacial; então o que irá acontecer se a temperatura média da Terra aumentar alguns graus em apenas umas centenas de anos? Não há uma resposta clara. Nem mesmo as previsões do tempo a curto prazo são perfeitas porque o tempo é um fenômeno complexo. Quando se trata de previsões climáticas a longo prazo, tudo o que podemos conseguir são adivinhações baseadas em nosso conhecimento dos padrões climáticos ao longo da história.


Imagem cedida pela NASA
Uns dos efeitos possíveis do aquecimento global é a inundação de ilhas baixas devido ao aumento do nível do mar, maior freqüência de fortes tempestades e o derretimento das geleiras e calotas polares

Geleiras e placas de gelo ao redor do mundo podem começar a derreter. De fato, isto já está acontecendo [referência - em inglês]. A perda de grandes áreas de gelo na superfície pode acelerar o aquecimento global, porque menos energia solar será refletida para longe da Terra (retorne à nossa discussão sobre o efeito estufa). O resultado imediato do derretimento das geleiras seria o aumento do nível do mar. Inicialmente, seriam apenas 2,5 ou 5 cm - no entanto, se a placa de gelo da Antártida Ocidental derretesse e caísse sobre o mar, ela elevaria o seu nível em mais de 10 metros [referência - em inglês], e muitas áreas costeiras iriam desaparecer completamente sob o oceano. O nível do mar também se elevaria porque as águas do oceano ficariam mais quentes, causando a expansão da água. Mesmo um modesto aumento no nível do mar provocaria enchentes em áreas costeiras baixas. O IPCC estima que o nível do mar tenha subido 17 centímetros durante o século 20. Projeções feitas por cientistas mostram que até 2100 o nível do mar vai subir mais 18 a 55 cm. O Brasil não está entre os 50 países mais ameaçados pela elevação do nível do mar.


Imagem cedida pelo Earth Observatory, NOAA
As previsões das pesquisas indicam aumento no nível do mar

Com o aumento da temperatura global das águas, seriam mais numerosas e fortes as tempestades formadas no oceano - tais como tempestades tropicais e furacões, que extraem sua energia feroz e destrutiva das águas mornas pelas quais passam.

< ANTERIOR
INTRODUÇÃO
PRÓXIMA >
Neste artigo
1.
Introdução

2.
Tempo e clima

3.
O efeito estufa

4.
Aquecimento global: o que está havendo?

5.
Efeitos do aquecimento global: nível do mar

6.
Efeitos do aquecimento global: estações e ecossistema

7.
O aquecimento global é um problema real?

8.
Podemos evitar o aquecimento global?

9.
Mais informações

10.
Veja todos os artigos sobre Desastres ambientais

domingo, 22 de novembro de 2009

Grupo de icebergs da Antártida se aproxima da Nova Zelândia

da Efe, em Sydney


Um grupo de quatro icebergs da Antártida se aproxima da Nova Zelândia e se encontra a cerca de 400 km de distância do sul do país, informaram cientistas neozelandeses nesta sexta-feira (20).

Os quatro blocos de gelo foram vistos por Rodney Russ, da companhia Heritage Expeditions, quando se encontrava a bordo do navio turístico "Spirit of Enderby".

Russ indicou em comunicado de imprensa publicado pela empresa que os icebergs se estão deslocando rumo ao norte a uma velocidade de 1,25 km/h, embora pela maior temperatura de água também começam a deteriorar-se e romper-se.

O especialista na Nova Zelândia Subantártica explicou que nunca antes o navio tinha estado em "alerta de iceberg" e advertiu que os grandes pedaços de gelo supõem um grande risco para a navegação.

Trata-se de um fenômeno similar ao ocorrido em 2006, quando um grupo de enormes blocos de gelo se aproximou até 25 km de distância do litoral sul do país.

Os iceberg procedem provavelmente da Plataforma de Gelo de Ross, que se rompeu entre 2000 e 2002, segundo Mike Williams, cientista do Instituto de Pesquisa Atmosférica e Água.

Williams acrescentou que os blocos de gelo talvez sejam de água doce pois estão formados por neve consolidada, pelo que podem se transformar em água potável, e acrescentou que o ar contido no iceberg poderia criar bolhas na água.

No entanto, o cientista apontou que se fizeram estudos com esse objetivo em 1970 e não se encontrou uma forma economicamente eficiente de transformar a neve consolidada em água.