Pequim, 23 abr (EFE).- Um funcionário de alto escalão das Nações Unidas assinalou em Pequim que a mudança climática vai gerar mais desastres naturais, e por isso pediu mais cooperação internacional neste âmbito, durante o Dia Mundial da Terra.
"A mudança climática vai produzir cada vez mais e mais intensos desastres, por isso precisamos trabalhar juntos como um sistema internacional para reduzir o efeito destes desastres antes que eles aconteçam", afirmou John Holmes, subsecretário-geral da ONU para assuntos humanitários e coordenador de ajuda de emergência.
Citado pela agência oficial de notícias "Xinhua", Holmes assinalou em Pequim, aonde chegou na segunda-feira passada a convite do Ministério de Comércio, que espera que a China se envolvesse mais em projetos humanitários multilaterais.
Neste sentido, lembrou a "grande resposta da comunidade internacional no terremoto de Sichuan", que está a ponto de completar um ano.
"Da mesma forma, a China pode ajudar outros países quando estes sofrem problemas", recomendou Holmes, que reconheceu o trabalho e eficácia do Governo chinês na resposta a este desastre e nos trabalhos de reconstrução da região devastada.